EU E O TRABALHO

Burnout

O burnout foi recentemente reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença. Mas afinal o que é?

O termo burnout significa 'queimar até à exaustão' e corresponde a um estado de esgotamento resultante de stress profissional extremo e prolongado. De acordo com a OMS, este problema de saúde é caracterizado por três dimensões: 1) sensação de esgotamento de energia ou exaustão; 2) aumento da distância mental do emprego ou sentimentos de negativismo relativamente ao emprego; 3) uma reduzida eficácia profissional.

Os sintomas desta doença incluem sensação de cansaço constante, desmotivação, alterações de apetite e do sono, dores de cabeça e musculares, isolamento social, sentimentos de inutilidade, baixa produtividade e diminuição do sentimento de realização profissional.

As causas do burnout podem variar, estando a sua origem numa interação entre fatores pessoais, fontes de stress associadas à profissão e fatores organizacionais. É comum existir uma pressão inadequada para a realização de tarefas, desajustamento nas funções atribuídas, elevada competitividade, mau ambiente de trabalho ou uma atividade profissional sujeita a riscos, que contribuem para o desenvolvimento do burnout.

É importante manter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal para evitar situações de stress extremo e esgotamento. No entanto, se acha que pode estar em burnout, procure identificar os fatores que estão a provocar ansiedade no trabalho e dialogar com os seus superiores sobre as suas dificuldades e avaliar as opções alternativas. Deve também procurar ajuda profissional de um psicólogo que o ajude a atenuar os sintomas bem como a adquirir ferramentas para lidar de forma mais adequada com situações de stress, restabelecendo um equilíbrio emocional.

Bibliografia: https://icd.who.int/browse11/l-m/en#/http%3a%2f%2fid.who.int%2ficd%2fentity%2f129180281

https://www.clinicadamente.com/burnout/


Reforma


Entre as várias etapas que ocorrem ao longo do desenvolvimento humano encontra-se a "idade da reforma". Tal como o casamento, o nascimento de um filho, o divórcio, entre outros, a reforma pode representar um momento causador de stress e mal-estar até que consiga adaptar-se.


Pode entender-se como reforma o momento da vida que implica a saída da vida profissional a tempo inteiro, dando-se início a uma nova etapa da vida, uma nova condição de vida. Por implicar uma transição, este acontecimento de vida implica também variadíssimas mudanças e adaptações. Esta fase representa o fim de hábitos, rotinas, prioridades, desejos e metas, que perduraram ao longo de vários anos, e que têm agora que ser substituídos por outros.

Assim, é recorrente que nesta fase surjam questões como a ansiedade, o medo, o desespero, a solidão, o desamparo, o abandono, entre outros.

Neste sentido é, por vezes, importante e benéfica a procura de ajuda junto de um profissional, para uma melhor e harmoniosa adaptação a esta nova fase que nos tocou ou tocará a todos.

Fonte: 1

Stress no Trabalho 

O stress no trabalho pode ser provocado por diversas situações, como por exemplo, ter demasiadas coisas para fazer em pouco tempo, ter um trabalho muito exigente ou demasiado fácil, a pressão dos prazos para cumprir, as más condições de trabalho, a falta de apoio por parte da gestão, conflitos com os superiores hierárquicos, medo de ser despedido, más relações com os colegas de trabalho, falta de equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar.

Em resposta ao stress pode sentir, a nível físico, cansaço, aperto no peito, indigestão, dor de cabeça, alterações do apetite e do peso, dores nas costas. Pode também sentir-se em baixo, irritável, ansioso, indeciso, desmotivado, agressivo, com dificuldades em concentra-se e preferir isolar-se. Pode experimentar alterações do humor e aumentar o consumo de tabaco ou álcool.

O stress em excesso no trabalho, pode interferir com a sua produtividade e originar um conjunto de problemas físicos (como a hipertensão, problemas cardíacos, obesidade) e psicológicos (como a depressão, ansiedade ou adições). 

Pode não conseguir controlar todos os aspetos do seu trabalho que lhe causam stress, mas com a ajuda de um profissional pode aprender formas de lidar com o stress. 

Fonte: 1

© 2016 Espaço Atrium - Consultórios | Edificio Cristal Atrium | Marinha Grande
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora